Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
Educação e Mediação Cultural
CAAA
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
2. Loja Oficina
Teatro Jordão

Voltar

CCVF

CCVF

6 A 9 ABRIL 2022

Westway LAB 2022

2022.04.06 WESTWAY LAB 2022

Westway LAB: a ecologia da cocriação



A partir do legado e da diversidade – duas premissas fundamentais para a construção da cadeia de valor cultural, social e económico – o Westway LAB foi desenvolvendo um percurso de inovação e integração das diferentes vozes no sector da música e da sociedade em geral.


Mais do que desenhos de padrão e categorização, o Westway LAB antecipou uma configuração de convivência vital ao ser humano construída a partir da pluralidade e da experimentação, assente na convicção de que a criação, a circulação de conhecimento e a experiência sensorial são o caminho presente e futuro da humanidade.


Chegados à 9.ª edição, fomos capazes de processar e depurar muitas das experiências realizadas pelo caminho e ajustar a forma de abertura permanente que adotamos enquanto modelo evolutivo para o evento. E assim seguiremos.


O Westway LAB propõe pois um complexo ecossistema que assenta na simplicidade: viver pela música, numa cidade património da Humanidade e capital europeia da cultura em 2012, um processo de fruição de diferentes culturas e realidades que potenciam o imaginário do ser humano a partir da criação e da circulação de conhecimento.


Este empoderamento em processo que gera valor simbólico, empático e económico entre artistas, profissionais e público em geral, permite uma transferência de conhecimento sem par e em cadeia, possibilitando assim uma verdadeira e transversal evolução social.


Para este ano, como ação concreta desta filosofia que suporta o Westway LAB desde a sua fundação em 2014, apresentaremos 6 projetos de criação que cruzam artistas desta nossa geografia com outras do continente europeu. Como sempre, os showcases têm entrada gratuita para que este momento original seja de total acessibilidade.


Também no domínio das Conferências PRO, o programa deste ano debruça-se sobre áreas instrumentais para o sector da música e volta a valorizar o legado com a presença de figuras de proa da cena nacional e internacional, cuja experiência e percurso de vida será tema central para os Keynote deste ano.


E, depois, o Festival que agregará mais de 20 concertos distribuídos pelos 3 palcos do Centro Cultural Vila Flor e outras 5 localizações na cidade, que fazem o público circular pelo centro urbano à procura de novas revelações.


Esta 9.ª edição acentua o poder da criação enquanto sentido estratégico do evento e coloca na linha da frente e numa convivência intergeracional nomes consagrados (Rui Reininho, José Cid, Wayne Kramer) com outros (Noiserv, Surma, Sensible Soccers, etc.) agora encarregues de continuar a escrever história do nosso tempo.


O Westway LAB é também uma plataforma de imenso trabalho em rede com entidades como a AMAEI, GDA, WHY Portugal, ESNS Exchange, Antena 3, Keychange, que ajudam a levantar novos horizontes e encontrar soluções criativas num tempo desafiador e incerto.

Por tudo isto, Guimarães é paragem obrigatória por 4 dias na primavera, por se converter em cidade da música onde também se integram o património e a gastronomia enquanto fatores culturais de maior valia.


Rui Torrinha


Eventos

emc.aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile