Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
Educação e Mediação Cultural
CAAA
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
2. Loja Oficina
Teatro Jordão

Back

O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, e o Cineteatro Louletano, em Loulé, lançam um novo programa de apoio à Criação Artística na área das Artes Performativas denominado Projeto CASA, integrando uma residência de longa duração, bem como as respetivas antestreia, estreia absoluta e subsequente apresentação. Cada apoio, no montante de 25 000€, inclui uma residência de 10 semanas com todas as despesas de estadia e alimentação incluídas. O Projeto CASA procura ser um estímulo à criação nas áreas da dança, teatro, performance e cruzamentos disciplinares e um contributo para um apoio à criação nas referidas áreas.

2022.07.21 Projeto CASA

/

ATÉ 11 SETEMBRO

Projeto CASA

Programa de Apoio à Criação Artística
Centro Cultural Vila Flor / O Espaço do Tempo / Cineteatro Louletano /

Este programa visa contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade dos percursos dos criadores nacionais ou residentes em Portugal. Procura igualmente incentivar a experimentação e renovação das linguagens de palco, propondo um processo criativo alicerçado em residências de longa duração dando resposta às necessidades técnicas e de produção dos artistas selecionados.

O Espaço do Tempo assegura o acolhimento em residência para os projetos selecionados, por um período de oito semanas, onde se inclui a respetiva antestreia. Após este período, a equipa do projeto usufruirá de mais duas semanas de preparação em residência (seja no Centro Cultural Vila Flor ou no Cineteatro Louletano) incluindo a respetiva estreia absoluta, após a qual deverá apresentar a sua criação na restante entidade coprodutora.

Durante o período de criação, antestreia, estreia absoluta e seguinte espetáculo, serão garantidas todas as despesas de estadia e refeições, bem como comparticipadas as deslocações. Os espaços de ensaio serão tecnicamente equipados, usufruindo ainda os artistas de apoio técnico e produção.

Neste aviso de abertura, serão selecionados dois projetos a ter lugar em 2023. O primeiro, orientado para o teatro e cruzamentos disciplinares, terá estreia nos Festivais Gil Vicente, no Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), entre 1 e 10 de junho. O segundo projeto selecionado, na área da dança e cruzamentos disciplinares, terá estreia no Cineteatro Louletano, no âmbito da abertura da temporada, entre 11 e 22 de setembro.

O júri, pertencente às três instituições parceiras do Projeto CASA, será constituído por Rui Horta, Pedro Barreiro, Rui Torrinha, Dália Paulo e Paulo Silva.

As candidaturas estarão abertas entre 21 de julho e 11 de setembro de 2022. Os resultados serão divulgados a 22 de setembro de 2022.


Regulamento
Formulário de candidatura

emc.aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile